Janeiro de 2005
Reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. O professor Nicholas Negroponte, do MIT, apresenta aos participantes a ideia inovadora de fabricar um “laptop de 100 dólares”. Naquele mesmo ano, Negroponte e sua equipe fundariam a organização OLPC (One Laptop Per Child).
Junho de 2005
Negroponte e o educador Seymour Papert apresentam, em Brasília, a ideia do laptop educacional ao presidente Lula, que decide criar um grupo de trabalho para avaliar a solução.
Julho de 2005
Formação de um grupo técnico formado por três institutos de pesquisa (CERTI, USP e CenPRA) para avaliar, do ponto de vista pedagógico e tecnológico, a solução proposta pelo MIT.
Julho de 2005
Missão técnica formada por representantes ministeriais e membros dos institutos de pesquisa discute, na sede do MIT em Boston/EUA, detalhes do projeto OLPC.
Julho de 2005 a Julho de 2006
Conclusão dos trabalhos do grupo técnico apontam para a necessidade de realização de experimentos em escolas, além do amadurecimeto da solução da OLPC e da entrada de novos fornecedores.
Fevereiro de 2007
Formalização do projeto Um Computador por Aluno por meio de documento denominado Projeto Base do UCA.
Janeiro de 2005
Reunião do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. O professor Nicholas Negroponte, do MIT, apresenta aos participantes a ideia inovadora de fabricar um “laptop de 100 dólares”. Naquele mesmo ano, Negroponte e sua equipe fundariam a organização OLPC (One Laptop Per Child).
Junho de 2005
Negroponte e o educador Seymour Papert apresentam, em Brasília, a ideia do laptop educacional ao presidente Lula, que decide criar um grupo de trabalho para avaliar a solução.
Julho de 2005
Formação de um grupo técnico formado por três institutos de pesquisa (CERTI, USP e CenPRA) para avaliar, do ponto de vista pedagógico e tecnológico, a solução proposta pelo MIT.
Julho de 2005
Missão técnica formada por representantes ministeriais e membros dos institutos de pesquisa discute, na sede do MIT em Boston/EUA, detalhes do projeto OLPC.
Julho de 2005 a Julho de 2006
Conclusão dos trabalhos do grupo técnico apontam para a necessidade de realização de experimentos em escolas, além do amadurecimeto da solução da OLPC e da entrada de novos fornecedores.
Fevereiro de 2007
Formalização do projeto Um Computador por Aluno por meio de documento denominado Projeto Base do UCA.
Março de 2007
Criação de um grupo de trabalho formado por professores para definir as diretrizes pedagógicas do UCA.
aneiro de 2008 a Dezembro de 2008
Reuniões mensais do GTUCA para consolidação dos planos de formação, avaliação e monitoramento do Projeto UCA.
Novembro de 2008
Encontro nacional dos experimentos, realizado em São Paulo. Participação de alunos, professores e gestores das cinco escolas participantes.
Dezembro de 2008
Segundo pregão para a compra dos equipamentos
FONTE:www.uca.gov.br
Janeiro a Dezembro de 2009
Em 2009 foram iniciados os trabalhos de avaliação e consolidação dos cinco experimentos iniciais, inaugurados em 2007. Mediante o projeto Preparando para expansão: Lições da experiência piloto brasileira na modalidade um para um, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pesquisadores das cinco escolas produziram relatórios que cobrem os principais aspectos do UCA, e que servirão de insumos para a replicação das experiências na fase de ampliação.
Ao todo, cada experimento produziu três relatórios com os seguintes temas:
Descrição e contexto da escola;
Relatório de Infra-estrutura e questões técnicas;
Problemas e soluções relacionados à gestão da escola.
Além dos relatórios, também estão sendo finalizados relatos das experiências educativas relacionadas ao uso dos equipamentos.
Em breve você poderá fazer o download, nesta coluna, dos documentos produzidos pelos experimentos em sua versão final, bem como de relatórios de sistematização, que abrangem:
Meta-análise dos experimentos;
Insumos para capacitação de gestores;
Guia de implementação, monitoramento e avaliação.
Dezembro de 2009
Publicada a Medida Provisória 472/09, de 15 de dezembro de 2009, trata, entre outros assuntos, da criação do programa Um Computador por Aluno, bem como da instituição de um regime especial para a compra de computadores voltados ao uso educacional, o RECOMPE.
Janeiro de 2010
O ano de 2010 se inicia com a conclusão do processo de licitação para a compra dos equipamentos, iniciado em dezembro de 2008. A vencedora do pregão foi a CCE, que aceitou oferecer os laptops a um custo unitário de cerca de R$ 550,00.
O equipamento possui as seguintes características
Tela de cristal líquido de sete polegadas;
Capacidade de armazenamento de 4 gigabytes;
512 megabytes de memória;
Bateria com autonomia mínima de três horas;
Peso de 1,5 kg.
Formação e pesquisa
Para receber os computadores, as escolas devem passar por uma adequação na infra-estrutura e, o mais importante, pela formação dos professores. Para isso, o GTUCA elaborou um plano de formação que contará com o apoio das Instituições de Ensino Superior e dos Núcleos de Tecnologia Educacional dos Estados e Municípios (NTE/NTM). As IES também serão responsáveis pela pesquisa relacionada ao uso dos equipamentos durante a fase piloto.
Julho de 2010
Convertida em lei a Medida Provisória que cria o projeto PROUCA.
Publicado decreto presidencial que regulamenta o PROUCA e o RECOMPE.
Janeiro a Dezembro de 2009
Em 2009 foram iniciados os trabalhos de avaliação e consolidação dos cinco experimentos iniciais, inaugurados em 2007. Mediante o projeto Preparando para expansão: Lições da experiência piloto brasileira na modalidade um para um, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pesquisadores das cinco escolas produziram relatórios que cobrem os principais aspectos do UCA, e que servirão de insumos para a replicação das experiências na fase de ampliação.
Ao todo, cada experimento produziu três relatórios com os seguintes temas:
- Descrição e contexto da escola;
- Relatório de Infra-estrutura e questões técnicas;
- Problemas e soluções relacionados à gestão da escola.
Além dos relatórios, também estão sendo finalizados relatos das experiências educativas relacionadas ao uso dos equipamentos.
Em breve você poderá fazer o download, nesta coluna, dos documentos produzidos pelos experimentos em sua versão final, bem como de relatórios de sistematização, que abrangem:
- Meta-análise dos experimentos;
- Insumos para capacitação de gestores;
- Guia de implementação, monitoramento e avaliação.
Dezembro de 2009
Publicada a
Medida Provisória 472/09, de 15 de dezembro de 2009, trata, entre outros assuntos, da criação do programa Um Computador por Aluno, bem como da instituição de um regime especial para a compra de computadores voltados ao uso educacional, o RECOMPE.
Janeiro de 2010
O ano de 2010 se inicia com a conclusão do processo de licitação para a compra dos equipamentos, iniciado em dezembro de 2008. A vencedora do pregão foi a CCE, que aceitou oferecer os laptops a um custo unitário de cerca de R$ 550,00.
O equipamento possui as seguintes características
- Tela de cristal líquido de sete polegadas;
- Capacidade de armazenamento de 4 gigabytes;
- 512 megabytes de memória;
- Bateria com autonomia mínima de três horas;
- Peso de 1,5 kg.
Formação e pesquisa
Para receber os computadores, as escolas devem passar por uma adequação na infra-estrutura e, o mais importante, pela formação dos professores. Para isso, o GTUCA elaborou um plano de formação que contará com o apoio das Instituições de Ensino Superior e dos Núcleos de Tecnologia Educacional dos Estados e Municípios (NTE/NTM). As IES também serão responsáveis pela pesquisa relacionada ao uso dos equipamentos durante a fase piloto.
Julho de 2010
Publicado decreto presidencial que regulamenta o PROUCA e o RECOMPE.
Janeiro a Dezembro de 2009
Em 2009 foram iniciados os trabalhos de avaliação e consolidação dos cinco experimentos iniciais, inaugurados em 2007. Mediante o projeto Preparando para expansão: Lições da experiência piloto brasileira na modalidade um para um, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pesquisadores das cinco escolas produziram relatórios que cobrem os principais aspectos do UCA, e que servirão de insumos para a replicação das experiências na fase de ampliação.
Ao todo, cada experimento produziu três relatórios com os seguintes temas:
- Descrição e contexto da escola;
- Relatório de Infra-estrutura e questões técnicas;
- Problemas e soluções relacionados à gestão da escola.
Além dos relatórios, também estão sendo finalizados relatos das experiências educativas relacionadas ao uso dos equipamentos.
Em breve você poderá fazer o download, nesta coluna, dos documentos produzidos pelos experimentos em sua versão final, bem como de relatórios de sistematização, que abrangem:
- Meta-análise dos experimentos;
- Insumos para capacitação de gestores;
- Guia de implementação, monitoramento e avaliação.
Dezembro de 2009
Publicada a
Medida Provisória 472/09, de 15 de dezembro de 2009, trata, entre outros assuntos, da criação do programa Um Computador por Aluno, bem como da instituição de um regime especial para a compra de computadores voltados ao uso educacional, o RECOMPE.
Janeiro de 2010
O ano de 2010 se inicia com a conclusão do processo de licitação para a compra dos equipamentos, iniciado em dezembro de 2008. A vencedora do pregão foi a CCE, que aceitou oferecer os laptops a um custo unitário de cerca de R$ 550,00.
O equipamento possui as seguintes características
- Tela de cristal líquido de sete polegadas;
- Capacidade de armazenamento de 4 gigabytes;
- 512 megabytes de memória;
- Bateria com autonomia mínima de três horas;
- Peso de 1,5 kg.
Formação e pesquisa
Para receber os computadores, as escolas devem passar por uma adequação na infra-estrutura e, o mais importante, pela formação dos professores. Para isso, o GTUCA elaborou um plano de formação que contará com o apoio das Instituições de Ensino Superior e dos Núcleos de Tecnologia Educacional dos Estados e Municípios (NTE/NTM). As IES também serão responsáveis pela pesquisa relacionada ao uso dos equipamentos durante a fase piloto.
Julho de 2010
Publicado decreto presidencial que regulamenta o PROUCA e o RECOMP
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